De 20 à 22 de setembro, mulheres produtoras do Recife e Região metropolitana estiveram reunidas para discutir sobre a produção, sustentabilidade e a autonomia financeira em suas vidas. O encontro teve como objetivo fortalecer a cidadania dos grupos que trabalham com artesanato e são acompanhados no Projeto Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário da Casa da Mulher do Nordeste. O Seminário aconteceu no Hotel Onda Mar, em Boa Viagem.
Esses encontros têm um papel muito importante na vida das mulheres, pois, é a partir deles que são apresentadas as demandas dos grupos de produção, e é possível, assim, conhecer melhor cada realidade. Alexandra Galdino, da comunidade do Córrego do Euclides, Zona Norte do Recife, que faz parte do Grupo de Mulheres Cidadania Feminina, ficou muito satisfeita com o evento e os momentos de integração que o projeto Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário tem lhe proporcionado. “Colocamos o que as artesãs precisam e suas dificuldades na comercialização no Recife, e quais os espaços que podemos estar sem entrar em atrito com outros grupos de artesãs”, afirmou Alexandra.
Na pauta do evento, mesas temáticas, avaliações do projeto, planejamento das atividades e intercâmbio de experiências. O primeiro dia contou com a presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Cidade do Recife, Rejane Pereira, na mesa sobre “Políticas Públicas e Geração de Renda”. Nesse momento, as produtoras tiraram suas dúvidas a respeito dos resultados da V Conferência Municipal da Mulher do município. Durante a programação, as mulheres receberam a visita do Centro Pernambucano de Design (CPD), uma oportunidade que os grupos tiveram de mostrar sua produção.
Sobre o projeto - Prestar assistência técnica às mulheres para fortalecer a cidadania é o principal objetivo do projeto Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário. Executado no Recife, Região Metropolitana e Sertão do Pajeú, a iniciativa busca incentivar a autonomia econômica das mulheres e o seu protagonismo na economia urbana e rural, através de formações sobre as relações de gênero, produção agroecológica, formação política e comunicação. O projeto conta com o patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, e do Governo Federal.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário