Mobilizações

Campanha Consumo Consciente e Solidário promove concurso de desenho em Escola Municipal na Semana do Meio Ambiente



10/06/2011 Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, a Casa da Mulher do Nordeste realizou um concurso de desenho na Escola Marluce Santiago, na comunidade de Passarinho, Olinda. Os vencedores do concurso foram Camilly da Silva, da 2ª série, Lucas Souza, da 3ª série, e Izaquiel da Silva, da 2ª série. O evento envolveu mais de 250 crianças, com idades de 6 a 11 anos. O prêmio foi um kit de material escolar, além das peças da Campanha.
A proposta foi sensibilizar as crianças e os pais para a urgência de serem adotadas práticas de Consumo Consciente e Solidário. Para Andréa Ferreira, mãe de uma das crianças que estuda na Escola, a atividade sobre preservação do meio ambiente foi importante para sua vida e de seu filho. “Hoje em dia muita gente não liga pra isso, mas quem perde é a natureza e a gente. Os rios, por exemplo, estão muito sujos. Os ensinamentos começam de pequeno, e hoje as crianças jogam qualquer papel no chão, e não sabe que esse lixo acumula e vira aquele montante”, disse.



A atividade também contou com a apresentação do Grupo de Teatro Teatração, que desenvolve um trabalho desde 2003 com temas de desenvolvimento social. A peça apresentada foi o Mão na Massa que aborda o papel de cada ser humano na preservação do meio ambiente, através da reciclagem.
Durante um tempo, todos os desenhos ficarão expostos em um mural na Escola, a fim de lembrar aos pais e professores de suas responsabilidades com o meio ambiente. Para a diretora da Escola, Etany Almeida, a parceria com a Casa da Mulher do Nordeste deve continuar. “Todo projeto em parceria tende já ao sucesso. A preocupação com o meio ambiente não é só da Escola Marluce Santiago, mas de todo mundo. A sugestão do concurso do desenho já foi mais um incentivo para os alunos participarem, e essa apresentação teatral foi maravilhosa. Já tínhamos comprado inclusive os baldes de coleta seletiva, mas não tínhamos mostrado para os alunos como se deve usar”, falou.
A comunidade de Passarinho ainda enfrenta dificuldades com relação ao lixo. “Se você andar pela comunidade, vai perceber vários focos de lixo. Nós também não temos por parte da prefeitura a coleta seletiva, que já seria um incentivo. Há 12 anos trabalhamos com o tema na comunidade e já fizemos inclusive passeata com os alunos, mas não foi suficiente. A educação na verdade é um processo”, completou a diretora Etany Almeida.
Durante a tarde, a CMN sorteou peças da campanha para professores e mães, e estimulou ações como reavaliação do lixo produzido, usar menos produtos descartáveis, evitar o desperdício de alimentos, economizar papel, entre outros.
A campanha Consumo Consciente e Solidário integra um projeto mais amplo da Casa da Mulher do Nordeste, chamado TECENDO UM NORDESTE SOLIDÁRIO: Mulheres rurais e urbanas fortalecendo sua cidadania e autonomia econômica. Esse visa atingir, em dois anos, diretamente, 300 mulheres que vivem em situação de pobreza ou de risco, tanto da área urbana (100 mulheres da Região Metropolitana do Recife) como da rural (200 do Sertão do Pajeu), estimulando a capacidade produtiva desse publico, incidindo em políticas públicas e consolidando práticas de Economia Solidária. A iniciativa é patrocinada pela Petrobras, Através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, e pelo Governo Federal.



Consumo Solidário chega ao Sertão do Pajeú

Frente ao avanço das iniciativas de economia solidária, as mulheres produtoras começam a se preocupar não somente com a produção mas também com práticas de consumo para a preservação da natureza. A campanha Consumo Consciente e Solidário partiu para o interior do Estado com essa função, de sensibilizar as mulheres rurais para uma prática socioambiental.

Do grupo de Mulheres Guerreiras Pernambucanas, da comunidade rural do Caruá, até as mulheres do Poço Redondo, ambas no Sertão do Pajeú , todas tiveram acesso às informações da campanha. Em Afogados da Ingazeira, a equipe da Casa da Mulher do Nordeste participou da 9ª Semana do Meio Ambiente (SEMEIA), que este ano trabalhou o tema “Caatinga: você cuida ou destrói?”, com palestras e sensibilização do tema nas escolas da Região, como a Escola do Saco do Romão, em Flores; e o Colégio Normal, em Afogados da Ingazeira.

As feiras agroecológicas de Serra Talhada, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Egito, também receberam bem a campanha. Em caravana, a Rede de Mulheres divulgou a campanha com panfletagem e diálogo com as(os) feirantes e consumidoras(es). Além de sorteio de bolsas de compras com a participação da população que quisesse dar seu depoimento em favor do consumo consciente e solidário.


Campanha foi mote de mostra de vídeos

Em Igarassu, a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil promoveu uma semana de exibição de filmes sobre economia solidária e consumo consciente, no Cine no Centro. A idéia surgiu após a sensibilização da campanha com a comunidade. Durante a programação foram exibidos filmes como “A história das coisas”, de 2009, que aborda os diversos problemas ambientais e sociais, resultado da produção, venda e consumo de produtos; o vídeo “Quem somos nós?”, um documentário que mostra a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que, sim, nós podemos mudá-la; entre outros.